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Branding - Identidade Visual

As micro e pequenas empresas, geralmente sofrem pela falta de identidade visual.

Afinal, não basta apenas ter um logotipo e pronto.

É preciso desenvolver uma comunicação visual completa com o público, com o objetivo de fortalecer as conexões entre marca e as pessoas.

Outro motivo que torna a identidade visual algo relevante para as empresas tem relação com a credibilidade.

Marcas que passam credibilidade passam conquistam a confiança do público, o que favorece as empresas no processo de captação e conversão (transformar visitantes em clientes).

A exemplo hipotético: você negociaria com uma empresa cujo website não siga um padrão de cores ou que o logotipo é feio, mal diagramado e não comunica?

Provavelmente a resposta é que no mínimo você ficaria com receio.

Por isso, ao criar uma identidade visual para sua empresa, tente sempre estabelecer uma comunicação indutiva suave e eficiente com seu público.

Não tenha medos ou receio em se inspirar em outras marcas para criar uma marca forte e reconhecida no mercado.

O Importante: dentro de uma estratégia de branding é investir na identidade visual do seu negócio é fundamental.

Imagem-Ilustrativa-Coca-Cola-Reduzida
Uma Imagem Que Traz Mil Lembranças
Google

A identidade visual de uma empresa aplica-se em qualquer canal comunicativo da empresa, a exemplo :

  • WebSite
  • Banner
  • Flyer;Folhetos
  • Cartão de visita
  • Uniforme
  • Estrutura física da empresa.

 

Logotipo – ele é primordial a identidade da marca. Se for bem trabalhado, irá ajudá-lo a destacar-se da multidão e a reconhecer o seu negócio com profissionalismo e confiança.

Deve ter traços atemporal, único, atraente e ter conexão com seu cliente ideal.

Cores – A identidade de marca deve levar em consideração a importância da cor.

É muito mais que um aspecto visual, é a primeira percepção da sua marca.

O aspecto mais importante é lembrar que a psicologia das cores pode ajudar você a criar sua identidade de marca, fazendo com que seus clientes em potencial comprem não apenas de você, mas também que comprem sua marca.

Fotografia – imagens destacadas e de alta qualidade são cruciais para sua identidade visual da marca.

O uso correto da fotografia torna o website, blog ou mídia social totalmente conectiva.

Ao selecionar uma foto, observe atentamente o estilo, iluminação, composição, cores, humor e sensação geral que ela transmite.

Saiba que o uso correto da fotografia irá ajudá-lo a evocar todas as emoções associadas ao seu negócio.

Tipografia – ao usar as fontes certas você consegue aumentar a memorização da marca e comunicar os pontos fortes da sua marca.

É uma extensão da personalidade e da voz da sua marca.

Se você quer que sua marca seja elegante, divertida, séria ou excêntrica, as fontes certas o ajudarão a criar a atmosfera certa e fazer associações com sua marca.

Ícones – os ícones representam os valores e a promessa de uma marca.

É esse toque extra que você pode precisar dar para suas comunicações.

Os ícones escolhidos corretamente, por exemplo, ícones de mídias sociais, dão um caráter visual à sua marca.

Tom de voz – uma “voz” para sua empresa que reflita sua marca.

Essa voz deve ser aplicada a toda comunicação escrita e incorporada nas imagens visuais de todos os materiais, on-line e off-line.

A exemplo:

Sua marca é Afetuosa? Tenha uma linguagem informal.

Sua marcar é sofisticada? Seja mais formal.

Esses são apenas alguns exemplos de como a identidade visual pode ser utilizada pelas empresas.

Através de cada uma dessas formas é possível se comunicar com os clientes seguindo um padrão nas cores e tipografia, com logotipo moderno e harmonioso.

identidade visual
identidade visual

Confira agora o passo a passo que faremos para te ajudar na missão de construir uma identidade visual forte para sua empresa:

  1. Conhecendo o é seu público

 

Antes de começar a pensar em uma identidade visual para a sua empresa, iremos pesquisar e descobrir aspectos sobre o seu público — tais como a faixa etária, a escolaridade, a localização, o gênero, o gosto e as principais dores deles.

O resultado dessa pesquisa será o nosso Norte para definir a identidade visual.

Depois, é hora de se perguntar se a audiência se vai se interessar e criar uma conexão com seu negócio através de ações estratégicas.

Se a resposta for positiva, estaremos no caminho certo.

  1. Planejamento

 

Agora que já sabemos exatamente quem é o seu público, é hora de pensar na sua comunicação.

Quais são as principais mensagens da sua empresa?

Quais os canais seu público utiliza?

Como isso pode ser representado na sua identidade visual?

Quais elementos não podem faltar na representação do seu negócio?

 

  1. Brainstorming

 

Nesta fase geração de ideias é a hora de conciliar os interesses do seu público a o propósito do seu negócio.

Após isso juntamos a equipe criativa com objetivo de revisar cada ideia.

Separe as que tiverem mais alinhadas como proposito, ou seja, com os interesses da sua audiência e com os seus objetivos.

 

  1. Prototipação

 

Nesta fase munidos de informações chave do seu negócio e persona, iremos trazer para o mundo físico o conceito e aplicar visualmente à sua marca

 É interessante que ele teste formas, cores e efeitos até chegar a um resultado que seja impactante e atrativo para a sua audiência.

 

  1. Apresente a sua identidade visual

 

Assim como é fundamental fazer com que todos da empresa conheçam os aspectos como a missão, a visão e os valores do negócio, é importante apresentar a identidade visual da sua empresa para o público interno.

Explique o conceito, justifique as formas e as cores.

Esse tipo de conteúdo ajudará a familiarizar as pessoas de sua empresa com o novo visual e a deixá-los mais próximos do conceito que foi escolhido.

Aproveite e peça o feedback deles.

Pergunte o que acharam. Quanto mais eles fizerem parte desse processo, mas eles sentirão que a identidade visual também é deles.

 

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